BLOG, ARTIGOS E MATERIAL EDUCATIVO

Educação, Promoção de Saúde e Feiras de Saúde nas Escolas e Unidades de Saúde

Homenagem foi utilizada na abertura de fórum mundial que discute o trabalho e a educação dos profissionais para os sistemas de saúde.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo (UFFS/PF-RS), em parceria com a Prefeitura de Marau/RS, com profissionais das equipes das Estratégias Saúde da Família Santa Rita e São José Operário de Marau, professores(as), preceptores(as), residentes e artistas do Grupo Ritornelo de Teatro produziram um vídeo que integrou um projeto de clipe internacional para homenagear a força de trabalho em Saúde no mundo.

O clipe final, produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi exibido em Genebra, Suíça, no dia 3 de abril de 2023. O evento, que é referência para a definição de políticas para a formação e o trabalho em saúde, incluiu a participação de diferentes experiências coletadas ao redor do mundo.

No dia de abertura do 5º Fórum Global de Recursos Humanos para a Saúde, o Royal Melbourne Hospital Scrub Choir apresentou uma versão de “Bridge Over Troubled Water” de Paul Simon (1969). Ao mesmo tempo, um videoclipe com contribuições de diferentes localidades foi lançado e apresentado. O videoclipe conectou e apresentou mais de 1.000 profissionais de saúde da Austrália, Brasil, Japão, Noruega, Sudão do Sul, Suíça, Reino Unido e Zâmbia. As experiências brasileiras foram indicadas pela Associação Rede Unida, entidade científica brasileira com forte atuação internacional que se ocupa das políticas e iniciativas de qualificação da educação e do trabalho há quase 40 anos.

O Fórum, o maior encontro de profissionais da força de trabalho de saúde, formuladores de políticas de saúde e parceiros multissetoriais, está focado no tema Proteção, salvaguarda e investimento na força de trabalho em saúde e assistência. O reconhecimento da enorme relevância de trabalhadores bem formados e com empregos estáveis para o funcionamento dos sistemas nacionais de saúde ficou bastante destacado durante a pandemia de Covid-19. Essa foi a motivação da homenagem.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) mostra cotidianamente sua importância na preservação da saúde das pessoas e coletividades, sendo que no evento também demonstrou força e potência ao mundo! Entre as quatro experiências brasileiras que participaram do vídeo, o projeto de Residências em Saúde, que é mantido pelo município de Marau e pela Universidade Federal da Fronteira Sul, fez muito bonito. É o município de Marau que tem no SUS um Sistema de Saúde que, além de garantir o cuidado à saúde da população, também é campo de práticas na formação de profissionais de Saúde! É a Universidade Federal da Fronteira Sul, uma universidade pública e popular que tem sua formação de profissionais da saúde junto ao SUS!

As imagens foram gravadas na Praça Central de Marau/RS e na ESF São José Operário e envolveram profissionais de saúde, residentes, preceptores (as) e docentes da Residência Multiprofissional em Saúde da UFFS com a Prefeitura de Marau e artistas do Grupo Ritornelo, que aderiram voluntariamente ao convite da OMS. Para assistir, basta entrar no canal da OMS no Youtube:

O convite feito pela OMS se deu em função da participação deste referido programa de formação de profissionais no SUS na Campanha de Proteção aos trabalhadores (as) da Saúde e das profissões que estiveram à frente do cuidado das pessoas na Pandemia coordenado pelo Conselho Nacional de Saúde, a Organização Pan-Americana de Saúde e a Associação Rede Unida. Foram produzidos dois vídeos, um de proteção aos trabalhadores (as) da saúde e, o outro, de proteção aos trabalhadores (as) em cemitérios.

a) O vídeo de proteção aos trabalhadores (as) da saúde: Proteger os trabalhadores e as trabalhadoras é proteger o Brasil – Mensagem de Marau/RS

Nossa rotina está diferente e estamos longe das pessoas que amamos. Nessas horas, ficar longe é cuidar, é proteger e amar o outro. Porém, algumas pessoas não podem parar. Os profissionais da saúde estão trabalhando todos os dias no combate à Covid-19, mas para isso, precisamos fazer a nossa parte também. Confira a mensagem especial feita pela prefeitura de Marau-RS.

b) O vídeo de proteção aos trabalhadores de cemitérios.

Em uma produção do Projeto de Educação Popular, Saúde e Equidade do Programa de Residência Multiprofissional da UFFS, esse vídeo, de forma poética e baseado em depoimentos, agradece e da visibilidade aos trabalhadores dos serviços funerários em tempos de pandemia da COVID-19.

O Projeto teve uma importante inserção da saúde nas escolas, que assumiram o desafio de promover ações educativas em saúde que levam à reflexão sobre o que é ter uma vida saudável. É por meio dessa reflexão, a partir da realidade, que as pessoas vão descobrindo que é impossível falar de saúde sem pensar nas condições de moradia, de trabalho, na alimentação, na educação, nos serviços de saúde, no lazer, na forma como nos relacionamos com as pessoas, na forma como protegemos a natureza e o meio ambiente, na força da nossa organização, na decisão política — enfim, nas condições de vida da comunidade, do território vivo que ali se apresenta. Esse processo, por sua vez, traz desafios para o Sistema Único de Saúde, para as equipes de saúde e sua interação com a educação. Assim, a escola pode assumir o compromisso com a saúde e a vida das pessoas da sua comunidade.

Segundo experiências relatadas por Raimondi e colaboradores (2018), a Educação Popular em Saúde nas escolas leva em consideração as pessoas, estudantes, como seres detentores de saberes, os quais podem contribuir de forma relevante com a educação em saúde. Assim, é fundamental buscar a interação de saberes ao atuar “com” as pessoas e não na lógica de fazer “para” os sujeitos (Raimondi et al., 2018).

Dessa forma, quando a escola se transforma em um espaço de produção de saúde, muitas atividades podem ser desencadeadas pela comunidade escolar, tais como: aulas interdisciplinares, visitas às comunidades, palestras, estudos, seminários, dentre outras. Podem ser atividades educativas abordando os temas como saúde, cidadania e Sistema Único de Saúde (SUS), hábitos e alimentação saudáveis, atividades lúdicas, arte e saúde, orientações. Além disso, pode-se atuar junto aos conselhos locais e/ou municipais de saúde, sempre planejando coletivamente.

Segundo o Ministério da Saúde (2009), no texto sobre saúde na escola, é mencionado que a escola deve ser um espaço de relações para o desenvolvimento crítico e político, contribuindo na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo, interferindo diretamente na produção social da saúde. A escola é um dos espaços sociais importantes, tendo em vista a possibilidade de construção do conhecimento em saúde pelos diversos atores sociais que podem potencializar a produção de saúde e de cuidados nas comunidades.

Com essa perspectiva, o projeto realizou uma variedade de ações educativas junto às escolas, desde atividades educativas de arte e saúde com os palhaços, ações lúdicas inspiradas no “hospital do Ursinho”, palestras, jogos, Cine Saúde, cursos, oficinas — e a realização de mais de vinte (20) Feiras de Saúde em escolas, envolvendo centenas de pessoas em algumas, e mais de mil (1.000) participantes em outras, pois foram espaços de promoção, educação e cuidado em saúde. As Feiras de Saúde foram momentos privilegiados para somar e compartilhar saberes, sabores, vivências, conhecimentos das mais variadas áreas da saúde e engajando todas as Ligas Acadêmicas da Medicina, as Residências em Saúde, além das produções populares e comunitárias, envolvendo o conjunto de atores da comunidade escolar em cada território.

Atuamos em Feiras de Saúde em escolas de educação infantil, escolas de ensino fundamental e médio e em comunidades de periferia urbana, indígenas, quilombolas, de assentamentos da reforma agrária, de áreas rurais, dentre outras. Foram feitas Feiras em escolas públicas municipais, estaduais e também filantrópicas; Feiras de Saúde da Mulher, de Pessoas com deficiências; de Saúde do Trabalhador(a); Feiras de Saúde e Alimentação saudável ecológica; Feira das Profissões, dentre outras. Nas Feiras de Saúde, cada um(a) age e interage no tempo de forma leve, fluída, no movimento aberto a construir novas possibilidades de ser e agir com os outros. Nessas interações todos ganham, ninguém perde nada, pois ao compartilhar o que cada um(a) traz, não se perde o que se tem: só se acrescenta, enriquece, recria e se fortalece.

Destacamos a realização das seguintes Feiras e Atividades de Educação e Promoção da Saúde:

FEIRA DE SAÚDE NOS QUILOMBOLAS NA COMUNIDADE ARVINHA DE SERTÃO/RS EM 18 DE NOVEMBRO DE 2018

A feira de saúde na comunidade quilombola proporcionou a população dessa localidade a participação em atividades referentes às políticas públicas de saúde no âmbito da promoção em saúde. Participaram 70 pessoas. Foram realizadas práticas com aferição de pressão arterial, cálculo de índice de massa corporal (IMC), seguidos de conversa sobre autocuidado e medidas de promoção de saúde, explicando o processo de saúde-doença, bem como tratamento. Além disso, foram realizadas atividades lúdicas e dinâmicas com a população infantil através do Hospital de Ursinho, que tem como intuito a promoção da saúde entre as crianças através de ursos de pelúcia, para que aprendam, desde cedo, a importância do autocuidado. 

FEIRA DE SAÚDE NA APAE PASSO FUNDO EM NOVEMBRO DE 2018

A promoção em saúde, para ser efetiva, deve ocorrer em todos os setores sociais e ser inclusiva. Assim sendo, a vivência realizada nesse evento teve como público-alvo os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) onde realizou-se a atividade inspirada no “Hospital do Ursinho” em que 80 pessoas com deficiências e necessidades especiais participaram deste momento que buscou interagir para mostrar a importância do cuidado em saúde, do afeto e da amorosidade. Foi uma tarde de muito aprendizado, formação de laços e incorporação de práticas integrativas e complementares em saúde.

FEIRA DE SAÚDE NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA VILA DONÁRIA EM PASSO FUNDO/RS REALIZADA EM DEZEMBRO DE 2018

O público-alvo dessa atividade foram 30 crianças das fases iniciais da educação infantil da escola situada na Vila Donária, no município de Passo Fundo/RS. Com o intuito de promover práticas educativas em saúde, os acadêmicos realizaram a atividade inspirada no “Hospital do Ursinho”. Tal ação visa proporcionar um ambiente lúdico de aprendizado para as crianças, bem como familiarizar as crianças com o ambiente de saúde, a fim de diminuir possíveis medos e estereótipos desses ambientes. Além disso, foram feitas orientações sobre os cuidados para prevenção da dengue e a importância da vacinação.

FEIRA DE SAÚDE DA MULHER JUNTO COM A ASSOCIAÇÃO DE PROMOTORAS LEGAIS POPULARES E CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PASSO FUNDO REALIZADA EM 18 DE DEZEMBRO DE 2018 NA PRAÇA SANTA TEREZINHA

Nessa feira de saúde, que contou com 130 participantes foi abordado o assunto “Saúde da Mulher”, incluindo ações de orientações para prevenção da violência contra as mulheres com as promotoras legais populares. Os acadêmicos realizaram aferição da pressão arterial, abordando controle, diagnóstico e tratamento, e teste de gligose, respondendo questionamentos sobre diabetes. As promotoras legais promoveram interações com o público sobre situações de violência contra a integridade da mulher, assim como métodos de proteção e como realizar a denúncia nos órgãos responsáveis.

FEIRA DE SAÚDE INTEGRADA AO XXI CGEM – QUILOMBOLAS EM 17 DE MAIO DE 2019 COM 30 PARTICIPANTES NA COMUNIDADE ARVINHA DE SERTÃO

O CGEM foi o Congresso Gaúcho de Educação Médica com sede, no ano de 2019, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo (UFFS/PF). A feira de saúde em questão foi realizada durante o pré-congresso, tendo como objetivos a promoção da saúde na comunidade quilombola e a vivência com 17 estudantes de medicina de outras universidades do estado, para que pudessem compreender como funcionam as práticas de atenção primária em saúde que os alunos da UFFS/PF realizam nos semestres iniciais no Componente Curricular de Saúde Coletiva I, bem como as práticas de atenção em saúde realizadas por este projeto de extensão. A equipe representante da Secretaria Municipal de Saúde da cidade realizou uma apresentação sobre as condições de saúde do município e os moradores da comunidade contaram histórias sobre a comunidade. As atividades realizadas pelo projeto de extensão foram: aferição de pressão arterial, cálculo do índice de massa corporal, teste de glicose HGT, entrega de sais para escalda pés e conversas sobre higiene com as crianças.

FEIRA DE SAÚDE EM PONTÃO/RS EM 11 DE JUNHO DE 2019 EM PARCERIA COM O PROJETO CÍRCULOS DE CULTURA, DIÁLOGOS EM SAÚDE NA ESCOLA E NA COMUNIDADE

A feira de saúde foi realizada em comemoração ao dia do Meio Ambiente e destinada aos alunos das Escolas Municipais de Pontão, contando com a participação  de 600 estudantes do município e de apoio dos estudantes de medicina nas ações de promoção da Saúde. O evento foi realizado em formato de oficinas envolvendo a temática do meio ambiente relacionado à saúde. Foram realizadas oficinas de plantas medicinais, autocuidado através de escalda pés e a de saúde a partir do lúdico. Além disso, no final do dia, foi realizado um momento de reflexão e de discussão sobre as práticas e vivências da feira, mostrando a todos o quão importante o evento foi para a consciência de que é necessário o cuidado com a saúde e com o meio ambiente.

FEIRA DE SAÚDE EM PONTÃO/RS EM 27 DE JUNHO DE 2019

Os estudantes envolvidos no projeto de extensão, juntamente com os alunos da primeira fase do Curso de Medicina da UFFS/PF, realizaram ações de promoção e prevenção em saúde em uma escola de educação infantil do município de Pontão/RS. Nessa vivência, os alunos realizaram as atividades inspiradas no “Hospital do Ursinho” e lavagem de mãos para crianças de 2 a 4 anos de idade. Tal vivência possibilitou aos participantes a ampliação da visão sociocultural, através da imersão em diferentes realidades, com o intuito de desenvolver habilidades necessárias à prática médica, como comunicação e interação com crianças. Além disso, as crianças da escola aprenderam a importância do cuidado em saúde. A Feira envolveu 600 participantes e foi em parceria com o Projeto “Círculos de Cultura: Diálogos em Saúde na Escola e Comunidade”.

FEIRA DE SAÚDE DA APACE REALIZADA EM 21 DE JULHO DE 2019 COM PARTICIPAÇÃO DE 200 PESSOAS

A feira realizada pela Associação Passofundense de Cegos (APACE) no dia 21 de julho de 2019 na praça Capitão Jovino, em Passo Fundo/RS contou com a participação de bolsistas e voluntários na realização de atividades. Tais atividades foram: aferição da pressão arterial, testes de glicemia (HGT), aplicação de auriculoterapia e conversa com os feirantes sobre cuidados básicos de saúde e nutrição e sobre a importância de procurar um serviço de saúde quando na presença de alterações nos testes realizados. Foi um momento de aprendizado para os alunos, que puderam colocar em prática os assuntos previamente estudados, como as práticas integrativas e complementares em saúde, tendo como perspectiva a formação de futuros profissionais médicos com empatia, sensibilidade e habilidades para atuar e cuidar de pessoas com deficiência visual. Para a população em geral, foi um momento de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde.

FEIRA DE SAÚDE NO COLÉGIO ESTADUAL ADELINO PEREIRA SIMÕES EM PASSO FUNDO/RS EM 24 DE AGOSTO DE 2019

Nessa Feira de Saúde que mobilizou 400 participantes, os alunos desta escola expuseram os trabalhos realizados durante o período letivo, enquanto os bolsistas e os voluntários realizaram algumas atividades, sendo elas: lavagem de mãos, que se baseou na explicação da maneira correta de lavar as mãos e a sua importância e teve como público alvo crianças; ações inspiradas no “Hospital do Ursinho”, com estações sobre práticas médicas de rotina, que utiliza ursos de pelúcia para diminuir o medo que as crianças têm de médico e dos procedimentos nas mais diversas atenções da saúde; aplicação de auriculoterapia, que consiste estimulação de pontos no pavilhão auditivo que fazem conexão com outros pontos corporais, a fim de reequilibrar a energia do organismo e tratar doenças de maneira multidisciplinar; e oficina da autoestima, que trabalhou a maneira como as pessoas se veem e deu dicas de como melhorar a autoestima.

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO COLÉGIO ESTADUAL JOAQUIM FAGUNDES DOS REIS EM PASSO FUNDO/RS NOS DIAS 30 DE AGOSTO E 03 E 04 DE SETEMBRO DE 2019 COM PARTICIPAÇÃO DE 300 JOVENS E ADOLESCENTES

Durante esse período, organizou-se um conjunto de ações de educação em saúde junto aos estudantes deste Colégio que envolveu 300 adolescentes e jovens. As ações foram realizadas por turma e nos turnos da manhã, tarde e noite onde um grupo de estudantes de medicina vinculados a este projeto e a assessoria de Raimundo Félix de Lima, João Batista Junior dos Santos, Sandro Augusto Pasini e Miraldi Júnior Oliveira da Costa. As atividades de educação e promoção da Saúde utilizaram das linguagens da arte (teatro, músicas, cenopoesia, poesias,…) para envolver o público na sua realização. Com apoio do Grêmio estudantil e da direção e professores (as) da referida escola, foram abordados temas como auto-estima e valorização da vida, sexualidade e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e gravidez na adolescência, prevenção de suicídio, alimentação saudável, importância da atividade física, da arte e da cultura na promoção e cuidado em saúde, dentre outras temáticas que os estudantes traziam nas suas reflexões.

FEIRA DE SAÚDE NO COLÉGIO ESTADUAL JOAQUIM FAGUNDES DOS REIS EM PASSO FUNDO/RS NO DIA 31 DE AGOSTO DE 2019 COM PARTICIPAÇÃO DE 1500 ESTUDANTES, PROFESSORES E FAMILIARES

A Feira de Saúde foi organizada pela equipe deste Projeto envolvendo todos seus integrantes (coordenação, bolsistas e voluntários ), as Ligas Acadêmicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo, a direção, professores (as) e grêmio estudantil do Colégio e viabilizou a participação de 1500 pessoas entre estudantes, professores (as) e familiares. As ligas tiveram liberdade para escolher as atividades que seriam realizadas por cada uma delas, de acordo com a temática estudada. Já o projeto de extensão, com a ajuda dos bolsistas e dos voluntários, realizou as atividades: Ações inspiradas no “Hospital do Ursinho”, atividade de lavagem de mãos, dinâmica da árvore do SUS, CineSUS, auriculoterapia e aplicação de Reiki, dentre outras ações de educação popular em saúde, prevenção de doenças e cuidados em saúde.

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO LAR DE IDOSOS NO DIA 02 DE SEMBRO DE 2019 COM PARTICIPAÇÃO DE 70 IDOSOS  

A inserção das linguagens da arte nos processos educativos e de promoção da saúde e qualidade de vida normalmente é desenvolvido com crianças em escolas, e em situação de internação hospitalar. Entretanto, recentemente, nota-se um aumento progressivo de ações neste eixo profissional na abordagem com idosos institucionalizados, com benefícios ainda em fase de investigação, mas com estudos científicos já publicados e comprovando os benefícios, em especial, em comorbidades, como a depressão, na percepção de saúde por parte dos idosos, na autopercepção de saúde e cuidado e no impacto na vida profissional e pessoal dos profissionais que realizam os projetos – os próprios palhaços. Assim sendo, a atividade, que é parte do Curso de Comunicadores em saúde em parceria com o Grupo Ritornelo de Teatro, com apoio de Raimundo Félix Lima (Ray Lima) e João Batista dos Santos (Junio Santos), partiu do Espaço Rito, onde fora realizada a caracterização, e foi em direção ao Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São José e São João XXIII na tarde do dia 02 de setembro de 2019, havendo interação do grupo com a comunidade e com populares que circulavam pelas ruas. O grupo foi calorosamente recepcionado, tanto pelos funcionários do instituto, quanto pelos idosos, os quais demonstraram expressões de animação, entusiasmo e gratidão com as músicas e danças realizadas nessa atividade. O relato do grupo que participou desta atividade foi unânime: a importância da atuação em ações de promoção da educação popular em saúde. Tendo em vista o processo de inversão da pirâmide etária nacional faz com que sejam necessárias tais ações, pois o processo de envelhecimento e a chegada à terceira idade são etapas cheias de incertezas e desafios na vida de todos, e as novas maneiras de produzir saúde se fortalecem ao passo que aumenta o uso de medicamentos na terceira idade.

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA ESTADUAL 29 DE OUTUBRO NO ASSENTAMENTO DA FAZENDA ANNONI EM PONTÃO/RS COM PARTICIPAÇÃO DE 300 ESTUDANTES NO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2019

As atividades junto a esta escola pública no Assentamento da Fazenda Annoni se deu com a participação de 300 estudantes e contou como intervenção do Curso de Comunicadores em saúde em parceria com o Grupo Ritornelo de Teatro, com apoio de Raimundo Félix Lima (Ray Lima) e João Batista dos Santos (Junio Santos) e com Vanderléia Laodete Pulga.

ATIVIDADE COM ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA NO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2019

Foram realizadas duas Rodas de conversa sobre a Saúde da População do Campo e da Floresta, desafios e possibilidades. Dois momentos integrando assentados da Reforma Agrária e estudantes de medicina para interagirem e conhecerem a realidade rural e as necessidades de saúde na perspectiva da equidade. Essas ações envolveram 50 participantes.

ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM A EQUIPE DE SAÚDE DA SMS DE PONTÃO E ESCOLAS NO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2019

Foram realizadas atividades com a equipe de saúde da SMS de Pontão e com as escolas envolvendo 600 participantes.

FEIRA DE SAÚDE NA ESCOLA DO HOJE EM PASSO FUNDO/RS E CONTOU COM 200 PESSOAS NO DIA 14 DE SETEMBRO DE 2019

A feira teve como público-alvo os alunos, os pais e os professores da escola do Hoje que teve 200 participantes. As atividades realizadas nessa feira foram: aferição da pressão arterial, lavagem de mãos, círculo de valorização da vida e auriculoterapia. Em razão de setembro ser o mês do cuidado com a saúde mental, foi destinada a essa feira a atividade do círculo de valorização da vida, que tem como objetivo abordar as temáticas relacionadas à saúde mental.

FEIRA NO BAIRRO JABOTICABAL EM 28 DE SETEMBRO DE 2019

A feira realizada no Bairro Jaboticabal, um bairro da periferia de Passo Fundo/RS, teve como público-alvo 70 participantes  moradores locais e contou com a presença das Ligas Acadêmicas da universidade, dentre elas a Liga de Emergência e Trauma (LET), a Liga Acadêmica de Saúde Mental do Hospital de Clínicas (LISAM), a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LIAGO) e a Liga Acadêmica de Saúde da Família (LASF) e os alunos bolsistas e voluntários do projeto de extensão. As ligas tiveram autonomia para realizar atividades de acordo com as áreas de estudo de cada uma delas. No turno da manhã, os alunos bolsistas e os voluntários realizaram atividades de orientação sobre sexualidade, saúde mental e suicídio, tendo como público-alvo os adolescentes presentes. No turno da tarde, a atividade realizada foi a de auriculoterapia. A realização da feira de saúde nessa comunidade foi de suma importância, pois possibilitou um maior acesso à práticas de cuidado em saúde para uma população que carece de assistência médica.

FEIRA ECOLÓGICA REALIZADA NO DIA 19 DE OUTUBRO DE 2019

As atividades realizadas nesse dia durante a Feira Ecológica foram relacionadas ao fortalecimento da campanha de conscientização sobre o câncer de mama. A vivência teve 30 participantes e se baseou na abordagem individual do público presente, orientando-o acerca da importância do cuidado com as mamas, sobre os fatores de risco, sinais e sintomas, bem como orientações gerais sobre o autoexame das mamas de rotina.

FEIRA DE SAÚDE NO ENCONTRO DOS QUILOMBOLAS EM SERTÃO/RS NO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2019 COM 150 PARTICIPANTES

A Feira de Saúde aconteceu integrada ao Encontro das Comunidades Quilombolas de Arvinha e Mormaça. As atividades realizadas foram de recuperação da memória histórica das Comunidades, oficinas de promoção da saúde e da igualdade étnico-racial, de cuidados em saúde.

FEIRA DE SAÚDE EM MARAU/RS NA ESF SANTA RITA COM ESCOLA E COMUNIDADE NO DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2019

Durante essa feira de saúde foram realizadas medidas de atenção primária em saúde, com aferição da pressão arterial, exame preventivo de colo de útero, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST), auriculoterapia e espaço de autocuidado, com massagem, penteados de cabelo e maquiagem.

Para a população que participou, em torno de 70 participantes, serviu como um espaço de cuidado integral à saúde, demonstrando a importância da atenção primária no cuidado com a saúde. Para os alunos, foi um momento de muito aprendizado, onde puderam realizar práticas, até então, estudadas apenas na teoria, em especial o exame preventivo de colo de útero e os testes rápidos de IST.

FEIRA DIA 14 DE MARÇO DE 2020 NA PRAÇA DA MÃE JUNTO À FEIRA ECOLÓGICA A Feira se deu junto à  Praça da Mãe, aproveitando as estruturas organizadas para a Feira Geral Ecológica.  As ações foram de orientações de alimentação saudável, de Cuidados em saúde, Práticas integrativas populares de cuidado em saúde e a defesa do SUS.

Compartilhe este conteúdo:

Contato e informações: contato@edpopsaude.com.br

plugins premium WordPress