Desconsiderar o perigo é, hoje, um dos maiores erros dos jovens e adolescentes. Pouco mais de um ano após o primeiro caso de COVID-19 – não só o Rio Grande do Sul, mas também nos principais centros populacionais do Brasil –, vemos o coronavírus atingir, nessa considerada nova onda, principalmente os mais jovens – diferentemente do que aconteceu entre maio e julho do ano passado. Junto a isso, o Estado vem batendo recordes diários de internações nas Unidades de Terapia Intensiva de diversos hospitais.
A crença na imortalidade e no risco mais baixo de apresentar sintomas graves são fatores que explicam a irracionalidade de adolescentes e adultos jovens, que se aglomeram em bares e nas festas, alheios à realidade de que esse comportamento os coloca em risco, expõe seus familiares e a comunidade e dissemina a pandemia. Além disso, como normalmente jovens não apresentam comorbidades ou problemas prévios de saúde, esse público costuma buscar tardiamente o atendimento médico e, por conta disso, chegam aos hospitais já em um estágio mais avançado da doença. Paralelamente a isso, a ocorrência das festas de Carnaval – que em tese não aconteceriam, mas na prática aglomeraram milhares de jovens em beiras de praias e em barezinhos – foram fator principal para a piora do quadro nos últimos dias.
Confira abaixo o trabalho realizado pelos alunos do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul

Autores: Giulia, Nathália, Pedro, Renata e Samuel
Material Educativo sobre Covid-19
CCR: Saúde Coletiva I – Grupo: 6 – “SUSventude”
Professora: Vanderléia Pulga
REFERÊNCIAS:
CNN Brasil – “Número de casos de Covid-19 cresce entre os jovens de São Paulo”
Estado de Minas – “Coronavírus: jovens sem medo da doença impulsionam surtos e botam em risco os mais velhos”
Folha de São Paulo – “Médicos relatam mais pacientes jovens e graves com Covid nas UTIs”
Gaúcha ZH – “Contêiner refrigerado que dará suporte a necrotério é instalado no Hospital Moinhos de Vento”
Gaúcha ZH – “Ocupação de UTIs ultrapassa 102% em Porto Alegre”
Globo Esporte – “Nadadora de 14 anos morre por complicações da Covid-19”
Leia Já – “Coronavírus infecta toda uma família no Ceará”
Poder 360 – “Casos de coronavírus aumentam 21% depois do Carnaval”
Yahoo Notícias – “Mais jovens são o novo perfil de internados pela Covid-19 em São Paulo”
Vídeo 1: Instituições públicas em Goiás se unem e lançam vídeo no combate ao coronavírus O aumento do número de contaminações e mortes no Brasil pela covid-19 preocupa as autoridades públicas em Goiás, que lançaram um vídeo para conscientizar a sociedade da necessidade de proteção. O vídeo mostra que o risco agora é estar em grupo e conversa diretamente com o telespectador: “se tiver que sair de casa, cuide de você e do próximo”. Oito instituições públicas em Goiás assinam o vídeo: Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), Ministério Público do Trabalho em Goiás, Defensorias Públicas do Estado de Goiás (DPEGO) e da União (DPU), Secretaria de Estado da Saúde, Ministério Público de Contas do Estado de Goiás e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás.
Vídeo 2: A segunda onda do coronavírus é uma realidade e todo mundo já sabe como se proteger da Covid-19. Máscara, álcool 70% e distanciamento social são as armas que temos contra esse inimigo invisível. Só não diga que não sabia. Créditos: Governo do Estado da Bahia.